terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Frango à Cassoulet


O cassoulet (em Languedociano, caçolet) é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região do Languedoc, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne, principalmente o confit d'oie (confit de pato), salsichas, lingüiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.
Põe-se o feijão de molho algumas horas antes que depois é cozido em fogo baixo numa cassole, ou caçarola de barro, daí a origem do nome cassoulet.
Aqui é mais comum com frango ou porco.


1 Kg de frango em pedaços
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
150g de bacon
1/2 Kg de feijão branco
250g de lingüiça de porco
1 paio pequeno
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta do reino a gosto



Deixe o feijão de molho em água fria, de um dia para o outro. Escorra a água e coloque-o numa panela de pressão. Junte o paio, cortado em pedaços, cubra com água e leve para cozinhar por cerca de 30 minutos, até que o feijão esteja macio. Pode ser em panela comum, só que o tempo de cozimento é maior.
Em outra panela esquente o óleo e doure nele os pedaços de frango, a cebola, o alho e o bacon cortado em pedacinhos.
Quando os pedaços estiverem fritos junte água quente o suficiente para cobri-los, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar lentamente até a carne ficar macia.
Numa panela grande, de preferência de barro, misture o feijão e o refogado de frango. Experimente o tempero e deixe em fogo bem baixo por cerca de 20 minutos.
Sirva quente, com arroz.



Querendo fazer de porco é só substituir o frango pelo porco.

Um comentário:

  1. Tia Germana vc está de parabéns com seu blog, te desejo tudo de bom, desejo muito sucesso à voçê que é tão dedicada à culinária,e o que é mais importante gosta do que faz, vc vai longe !!!! um beijão da sobrinha Isabella

    ResponderExcluir