terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Filé Mignon Básico

Como Preparar uma Peça de Filé Mignon

Dica: Para realizar este trabalho com precisão, você vai necessitar de uma faca muito bem afiada e de uma tábua grande.


1.Corte e retire o excesso de gordura e deixe a carne exposta.
2.Retire o músculo anexo ao filé-mignon. Este músculo possui muitos tecidos conectivos que podem ter outras utilizações. Chama-se também do cordão do filé.
3.Retire toda a gordura e a pele prateada. Evite retirar junto com a gordura muita carne
4. Corte o Filé Mignon como desejar. Identifique na figura ao lado, começando da esquerda para a direita os seguintes cortes: ponta, Châteaubriand, Tournedo largo, Tournedo fino e ponta.




Para mim o filé é a rainha das carnes, então desde o tempero mais simples, como com um molho bem sofisticado, ele fica maravilhoso. Então eu vou dar algumas receitas feitas com filé, hoje vai ser o mais simples, o básico, pois é dele que os outros também começam.

1 peça de filé limpo
Manteiga o suficiente
1 colher de chá de açúcar
Sal e pimenta a gosto

Depois da peça limpa passe a manteiga e o açúcar nele por inteiro. Coloque uma frigideira no fogo e deixe ficar bastante quente, ai é que é colocado o filé na frigideira. Deixe até ficar dourado, então você vira o lado para poder dourar do outro lado. Evite ficar mexendo e rodando o filé de um lado para o outro na frigideira, quanto menos mexer nele é melhor. Quando ele estiver todo dourado retire da frigideira coloque o sal e a pimenta a gosto e deixe ele descansar por 5 minutos num lugar aquecido, depois você fatia e serve com o molho de sua preferência.

Obs: Calcule uns 15 minutos de cada lado, o tempo quem vai decidir é você, se gosta mal passado, ao ponto ou bem passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário