sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Filé a Parmegiana


Parmegiana ou parmigiana não importa, o que importa mesmo é o sabor maravilhoso que essa invenção italiana nos proporciona.
Pode-se fazer com file mignon (é o ideal para essa receita), com carne de 1ª, file de frango e até com file de peixe.
Na verdade o filé a parmegiana é uma variação do bife à milanesa, só que com muito molho de tomate e gratinado com queijo.

1 Kg filé mignon
Farinha de trigo para empanar
2 ovos
Farinha de rosca para empanar
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho amassado
1 xícara de azeite de oliva
3 colheres de sopa de manteiga para fritar
Molho de tomate
300 g de mussarela
Queijo ralado
Orégano

Cortar a carne em bifes não muito finos e temperar com sal, pimenta, alho e um pouco de azeite.  Deixe tomar gosto por uns 20 minutos.
Passar os bifes na farinha de trigo, nos ovos batidos e temperados com um pouco de sal e na farinha de rosca, repita no ovo e na farinha de rosca . Fritar os bifes em um pouco de manteiga e azeite por cerca de 2 minutos , ou até dourar em ambos os lados. Coloque os bifes em papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Reserve.
Faça um molho de tomate de sua preferência.
Em um refratário despeje um pouco do molho e acondicione os bifes. Cubra com mais molho e coloque as fatias de mussarela (não tenha medo de ser generoso).  Espalhe mais um pouco de molho por cima e salpique com o queijo ralado e um pouco de orégano.
Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 20 minutos

Um comentário:

  1. Germana,
    Adorei seu blog. Minha enteada vai casar no final do ano e enviei a página para ela. PARABéns! Vou pegar mais outras receitas. Bjs Nina

    ResponderExcluir