quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Feijoada Completa




INGREDIENTESPara uma feijoada para 10 pessoas comerem à vontade:

 - 1 Kg de feijão preto de excelente qualidade
 - 1 kg de carne seca
- 1/2 Kg de lombo salgado
- 2 rabos de porco salgados
- 3 pés de porco salgados
- 300 g de orelha salgada
- 2 paios cortados
- 2 linguiças portuguesas
- 700 g de costela salgada

Para a farofa:

- 1/2 Kg de toucinho defumado
- 700 g de farinha de mandioca
- 4 dentes de alho bem amassados
- 1 cebola média, picada bem picadinha

Complementos:

1 xícara de arroz branco para cada 3 pessoas

1 molho de couve, cortadas em tirinhas bem fininhas (em média, 5 a seis folhas grandes) para cada 4 pessoas

1 kg de toucinho de fumeiro para os torresmos 6 pimentas malaguetas ou dedo-de-moça, bem amassadas  (cuidado com os olhos... rs); depois de amassadas, junte uma concha de caldo de feijão. Servirá como "molho", para quem goste.

 - 4 laranjas-pêras descascadas e cortadas em rodelas.

MODO DE PREPARAÇÃO

 Para dessalgar as carnes, use água bem quente (quando começar a fazer bolhinhas para abrir fervura) , ou do jeito que você costuma dessalgar. A água quente ajuda a eliminar o excesso de gordura.

 Tire o excesso de gordura da carne seca. Corte-a em pedaços não muito pequenos. Coloque numa panela. Coloque a água quente por cima. Deixe assim por 4 horas. Troque as águas 5 vezes (cerca de 20 horas para o dessalgue).

 Faça o mesmo com o lombo, a costela, os pés e a orelha. Não coloque para dessalgar junto com a carne seca.

 Na última etapa do dessalgue, pegue o feijão (já escolhido e lavado) e ponha de molho na panela em que irá fazer a feijoda (pressão ou outra qualquer) numa quantidade de água natural, que o cubra cerca de 3 dedos.

 A linguiça e o paio não precisa dessalgar. Apenas coloque-os na água quente, para retirar a gordura externa, e deixe-os à parte.

 Dessalgadas as carnes, coloque as carnes na panela, junto com o feijão, para cozinhar. Se em panela de pressão, quando abrir pressão (fazer o barulhinho) abaixe o fogo da panela. Se em panela comum, de ferro ou de barro (uso qualquer uma) quando abrir fervura, abaixe o fogo.

Detalhes: na panela de pressão, obedeça o limite máximo de enchimento da panela.

 Nas outras panelas, não poderá cozinhar totalmente com tampa (cobertas), pois o feijão espuma e vai fazer uma sujeira tremenda. Deixe a panela à meia tampa.


REFOGANDO A FEIJOADA

 Numa frigideira ou panela pequena, coloque a quantidade de óleo (ou banha) que está acostumada a usar para refogar o alho para temperar o feijão.  Quando o alho estiver moreno, coloque uma duas conchas de feijão. Em seguida, despeje sobre a feijoada, misture e está pronta. Se deixou esfriar para abrir a panela de pressão, depois de despejar o refogado e mexer, deixe em fogo brando, mexendo vez por outra, até abrir fervura. Está pronta.

A FAROFA

 Corte o toucinho de fumeiro em cubinhos quadrados bem pequenos, o menor que conseguir. Coloque-os numa panela juntamente com um pouco de óleo (ou banha) e deixe-os fritar, até ficar moreno. Quando morenar, retire-os (não precisa secar com papel toalha, pois em seguida juntá-los-á à farofa). Na gordura do toucinho frite os dentes de alho amassados e a cebola picada. Quando dourar, abaixe o fogo da panela, junte a farinha e os torresmos (toucinho frito) e misture bem. Pode colocar sal na farofa, mas pouco, apenas para dar sabor.

A COUVE

 Pique as folhas da couve em tirinhas bem finas. Numa panela, coloque um pouco de gordura (3 colheres de sopa se a gordura for líquida; 1 colher de sopa cheia, se usar banha).

 Frite 2 dentes de alho. Quando morenar, abaixe o fogo da panela, coloque a couve e abafe-a (tampe a panela). Ela vai murchar. Mexa-a até refogar por igual e apague o fogo.

 OS TORRESMOS

 Corte o toucinho em cubos, de tamanho da cabeça do dedo médio (mais que o dobro do cubo usado para a farofa). Frite-os até morenar. Retire da panela e ponha numa vasilha. Pode usar papel toalha para retirar o excesso da gordura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário