domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cupim Assado


Essa técnica é muito usada para assar carnes duras como cupim, pato, costela etc…Se consiste em muito tempo no fogo em baixa temperatura.  Existem diversas formas de se fazer isso: Cozinhando na água, vácuo, assando no celofane, alumínio etc. Escolhi o alumínio, pois é a técnica mais viável para se fazer em casa. É fácil de fazer, a carne fica com uma textura e um sabor delicioso!É bom começar a fazer de manhã para o almoço, e não precisa ficar mexendo nem olhando…Coloca no forno e esquece…


Ingredientes
1 pedaço de cupim de 1,5 kg inteiro
sal grosso
1 galhinho de alecrim
5 batatas médias
Meia xícara de Azeite
Papel alumínio

Modo de preparo
Fure a peça de cupim com um garfo, uniformemente, em todo a peça ( a cada 2 dedos faça um furo). Tempere com 1 colher de sopa de sal e o alecrim ( puxe as folhas do galho e polvilhe por cima) Jogue o azeite e ‘besunte’ a carne. Feito isso pegue o papel alumínio e comece a enrolar a peça. Tente fazer um embrulho de bala nele, enrole as pontas para não sair ar, faça isso pelo menos 2 vezes…Quanto mais vedada tiver a peça melhor o resultado…
Coloque sobre uma assadeira e leve ao forno na temperatura mínima por 4 horas…Coloque as batatas para assar na assadeira. Você pode fazer na churrasqueira também, na parte mais alta da grelha… Depois desse tempo retire o papel alumínio e deixe mais 20 minutos em temperatura média para dourar. Não esqueça de deixar o fogo bem baixo, quase no mínimo!
Fatie e sirva!

2 comentários:

  1. A receita deu certinho...rsrsr...funcionou...Depois que tirei do forno e retirei o papel aluminio tinha uma parte douradinha e outra meio branquinha mais ai retirei todo o papel aluminio e deixei no forno mais um tempinho ate dourar por completo e de bonus ganhei um crosta fininha e crocante ficou uma delicia..obrigado pela postagem.

    ResponderExcluir