quinta-feira, 26 de maio de 2011

Caesar Salad

Existem muitas versões a respeito da origem da Caesar salad. A mais conhecida e habitualmente considerada é que a salada terá sido criada por um chef mexicano de origem italiana chamado César Cardini. Cardini, cujo sobrenome está relacionado com a culinária do famoso Hotel Peñafiel de Tehuacán, Puebla (México) viajou a Tijuana a um concurso gastronômico onde sua salada resultou premiada.
Outra versão se diz que foi criada em uma das cidades de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini de origem italiano no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de César Cardini, também de origem italiano.
Esta versão narra como uns pilotos norte-americanos chegaram ao hotel e pediram uma simples salada, e a falta de tomates ou outros ingredientes típicos, o chef Santini seguiu uma velha receita familiar com a que sua mãe os alimentava no sul da Itália em tempos difíceis; uma salada romana, ovos, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglesa e suco de limão. A salada foi todo um sucesso e foi denominada inicialmente como "salada dos aviadores", e com o tempo César Cardini registrou-a como própria e a internacionalizou.
Com o tempo a receita tem sido modificada para degustá-la com frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes que a enriqueceram.



1 alface americana
4 unidades de anchova
1 dente de alho picado
20 ml suco de limão
3 col molho inglês
1 col de molho de mostarda Dijon
2 col de maionese
Azeite de oliva
Pimenta do reino
200 g de queijo parmesão
Pão torrado italiano, chamado de "croton"

Coloque os filés de anchova numa vasilha junto com alho e dê uma socada com um pilão. Coloque um pouco de suco de limão e mistura novamente, sempre com o auxílio do pilão. Agora é a vez do molho inglês, a mostarda, maionese, pimenta do reino, um pouco de azeite de oliva e uma pitada de sal para dar o toque final. Mistura tudo.
Rasgue a alface, depois de pôr a alface no prato, coloque o molho por cima e os croton também. O toque final fica por conta do queijo parmesão por cima. Fácil, né? Aproveite!
Você pode ainda colocar frango grelhado ou camarões ou bancon cortados em cubos e fritos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário