terça-feira, 31 de maio de 2011

Frango Xadrez



500g peito de frango cortados em cubos
4 colheres de sopa de maisena
1/2 talo salsão em rodelas
1 cebola cortadas em quadrados
1/2 cenoura fatiadas e cortadas em quadrados
1 pimentão verde cortado em quadrados
1 pimentão amarelo cortado em quadrados
1 pimentão vermelho cortado em quadrados
1 pedaço pequeno(50g) de gengibre fresco ralado no ralo grosso
1/2 xícara de cebolinha picada
1/2 xícara de amendoim grande sem casca
50g brócolis cortados em pequenas flores
5 folhas de acelga cortadas em quadrados
10g champingnon cortados em fatias (pode ser também o paris ou shitaki frescos)
Sal e pimenta do reino a gosto
Semente de gergelim torrada a gosto
Óleo para fritura

Molho
2 colheres de chá de Aji-no-moto
4 colheres de sopa de shoyu
3/4 copo de água
1 colher de sopa rasa de maisena
1/2 colher  chá de óleo de gergelim
1 colher de chá de sal
1 colher de café de açúcar
2 colheres de sopa de saquê

Depois do frango lavado e passado limão, enxugue ele com papel toalha e tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Envolva o frango na maisena e reserve.
Reserve todos os legumes já cortados em um recipiente, menos a cebolinha.
Esquente bem uma quantidade de óleo que cubra os pedaços de frango, frite o amendoim rapidamente e reserve. Coloque o frango no óleo e frite até dourar, retire e reserve em uma peneira para sair o excesso de óleo. Coloque no mesmo óleo os legumes e frite por meio minuto, retire e reserve.
Misture os ingredientes para o molho em uma panela e cozinhe até engrossar.
coloque um fio de óleo em uma panela "Wok", doure rapidamente o salsão, o gengibre e os cogumelos, junte o frango com os legumes e mexa rapidamente. Acrescente o amendoim, o molho, a cebolinha e o gergelim torrado.

Se quiser pode substituir o frango por carne, camarão, porco. Ou fazer um mix das carnes.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Caesar Salad

Existem muitas versões a respeito da origem da Caesar salad. A mais conhecida e habitualmente considerada é que a salada terá sido criada por um chef mexicano de origem italiana chamado César Cardini. Cardini, cujo sobrenome está relacionado com a culinária do famoso Hotel Peñafiel de Tehuacán, Puebla (México) viajou a Tijuana a um concurso gastronômico onde sua salada resultou premiada.
Outra versão se diz que foi criada em uma das cidades de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini de origem italiano no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de César Cardini, também de origem italiano.
Esta versão narra como uns pilotos norte-americanos chegaram ao hotel e pediram uma simples salada, e a falta de tomates ou outros ingredientes típicos, o chef Santini seguiu uma velha receita familiar com a que sua mãe os alimentava no sul da Itália em tempos difíceis; uma salada romana, ovos, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglesa e suco de limão. A salada foi todo um sucesso e foi denominada inicialmente como "salada dos aviadores", e com o tempo César Cardini registrou-a como própria e a internacionalizou.
Com o tempo a receita tem sido modificada para degustá-la com frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes que a enriqueceram.



1 alface americana
4 unidades de anchova
1 dente de alho picado
20 ml suco de limão
3 col molho inglês
1 col de molho de mostarda Dijon
2 col de maionese
Azeite de oliva
Pimenta do reino
200 g de queijo parmesão
Pão torrado italiano, chamado de "croton"

Coloque os filés de anchova numa vasilha junto com alho e dê uma socada com um pilão. Coloque um pouco de suco de limão e mistura novamente, sempre com o auxílio do pilão. Agora é a vez do molho inglês, a mostarda, maionese, pimenta do reino, um pouco de azeite de oliva e uma pitada de sal para dar o toque final. Mistura tudo.
Rasgue a alface, depois de pôr a alface no prato, coloque o molho por cima e os croton também. O toque final fica por conta do queijo parmesão por cima. Fácil, né? Aproveite!
Você pode ainda colocar frango grelhado ou camarões ou bancon cortados em cubos e fritos.





terça-feira, 24 de maio de 2011

Paella Valenciana



Hoje estava assistindo uma matéria com Antonio Banderas e ele fez uma paella, então fiquei com vontade de colocar aqui alguma paella, mas que não saisse do meu tema que são as aves. E  como todos sabem existem uma variedade enorme de paella, mais vou colocar hoje a Paella Valenciana, ela foi retirada de um livro maravilhoso que tenho só sobre a culinária da Espanha. No final vou colocar algumas curiosidades que tem no livro.
O prato regional dos valencianos provém das hortas perto da cidade e eram os camponeses quem à hora do almoço, faziam uma fogueira nos campos para cozinharem o arroz numa frigideira rasa, a que juntavam caracóis e legumes. Nos dias de festa juntava-se coelho e, mais tarde, aves. Em paralelo com essa Paella antiga tradicional, os valencianos apreciam sobretudo a Paella Marinera, com peixes e mariscos, bem como a Paella Mista com peixe, marisco e carne.
Mas hoje vamos com a Paella antiga tradicional.

250g de feijão branco seco
500g de feijão fresco
1 galinha com cerca de 1,3kg
1 coelho
Sal e pimenta a gosto
4 colheres de sopa de azeite
24 escargots lavados
1 kg de feijão verde
250g de tomate pelado e cortados em cubos
2 dentes de alho filetados finamente
2g de açafrão em pó ou em estigmas
750g de arroz



Coloque o feijão branco de molho durante a noite e escorra a água no dia seguinte. Lave a galinha e o coelho e corte em pedaços pequenos. Tempere com sal e pimenta.
Aqueça o azeite numa frigideira de paella e frite os pedaços de galinha e de coelho em fogo médio. Junte os escargots e deixe fritar ligeiramente. Retire a carne e os escorgots da frigideira e reserve.
No mesmo azeite, salteie o feijão verde, o tomate e os alhos durante algum tempo. Junte então o feijão branco e 2,5 litros de água. Deixe cozinhar durante 10 minutos. Junte depois o açafrão, acrescente o arroz e misture tudo muito bem. Deixe cozinhar em fogo alto por 10 minutos, depois acrescente novamente as carnes e os escargots e deixe apurar mais 10 minutos em fogo lento, até que a água evapore. conserve no fogo por alguns minutos, a fim de se formar a crosta.




Curiosidades e Mitos:


O sucesso de uma paella depende de muitos fatores. O ideal seria que fosse cozinhada num fogão à lenha, que necessita de estar muito quente logo no início da preparação, mas depois, durante o cozimento, deve ir diminuindo de intensidade do fogo. Um papel decisivo desempenha igualmente o azeite, que tem de ser usado na quantidade certa pois o arroz à valenciana não deve de modo algum ficar muito gordo.
Finalmente, um profissional de paella não descuida nunca a dosagem exata da quantidade de água. Os valencianos estão convencidos de que a paella só pode ser bem saborosa se for utilizada a água de Valência na sua confecção. Não é de estranhar que levem consigo água da sua região quando pretendem cozinhar arroz à valenciana fora das suas fronteiras.
O prato é colocado no centro da mesa, uma vez que tradicionalmente a paella se deve comer, com uma colher de pau, diretamente da frigideira.
Fotos e receitas foram retirados do livro Culinaria Espanha - Especialidades Espanholas
2001 da edição portuguesa - Kõnemann Verlagsgesellschaft mbH

domingo, 22 de maio de 2011

Xinxin de Galinha



Xinxim de galinha é um dos pratos da culinária baiana e como o acarajé também faz parte da comida ritual do candomblé.

3 kg de galinha
3 tomates grandes
1/2 maço de coentro
1 pimentões
2 cebolas médias
3 dentes de alho
250 g de amendoim torrado
250 g de castanha de caju
250 g de camarão seco
50 g de gengibre ralado
2 folhas de louro
sal a gosto
2 limões
1 colher (chá) de pimenta-cominho
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
1 xícara (chá) de leite de coco grosso
Cominho à gosto

Lave a galinha com água e limão e corte-a pelas juntas, separando os pedaços. Pique as cebolas, os dentes de alho, os tomates, o coentro e os pimentões. Misture os temperos com sal e vinagre e passe na carne. Deixe tomar gosto por duas horas ou de preferência de um dia para o outro. Coloque numa panela grande o azeite de dendê e junte a galinha e seu tempero. Refogue. Adicione gengibre, cominho e louro, junte água aos poucos, à medida do cozimento. Cozinhe em fogo alto. Bata no liqüidificador o camarão, a castanha e o amendoim com um pouco de água. Junte essa mistura à galinha, quando já estiver quase cozida. Assim que a ave ficar com a carne macia, regue com um pouco de dendê e cozinhe por mais cinco minutos. No final, acrescente o leite de coco e deixe ferver por mais dois minutos.

sábado, 21 de maio de 2011

Rocambole de Frango

Essa receita é para aqueles dias em que estamos sem vontade de fazer nada!!!!!!! mas temos que fazer, então vai uma recera bem fácil, simples de fazer e que muito gostosa.


Levo meio quilo de filé de frango junto de 50 gramas de bacon ao processador, moendo bem. À essa mistura moída, juntam-se 1 ovo, 1 pacote de sopa creme de cebola e 2 colheres (sopa) de salsa desidratada.
Com rolo de macarrão abrir a mistura, formando um retângulo com cerca de 30 x 20 cm.
À seguir, pincelo o retângulo com 100 gramas de requeijão cremoso e o cubra com algumas fatias de peito de perú defumado e azeitonas sem caroço picadas.
É só enrolar o rocambole, fechando bem as laterais e besuntá-lo com manteiga derretida. Por fim, pincele shoyu por cima da manteiga. Vai direto pro forno médio (200 graus) por 40 minutos, ou até ficar bem dourado.
Depois é só servir em fatias bem fininhas…

O recheio vc pode mudar, como:
  • Gorgonzola, maçã, presunto e passas
  • Queijo Cottage, milho, blaquete de peru, damasco
  • Queijo cremoso, finas fatias de salmão (aquela que compramos carpaccio de salmão), nozes
  • Façam o recheio ao seu gosto

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Frango à Provençal


2 colheres de sopa de farinha de trigo
350g de peito de frango sem pele cortados em cubos grandes
1 colheres de sopa de azeite
1 cebola roxa grande
4 dentes de alho picados
3/4 xícara de caldo de galinha
1 abobrinha
1 pimentão vermelho ou amarelo em cubos
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1/4 xícara de azeitonas preta sem caroço e picadas
1/3 xícara de manjericão fresco picado
1 colher de chá de orégano seco
2 colheres de sopa de suco de laranja
sal e pimenta do reino à gosto

Sobre um prato misture a farinha de trigo, uma pitada de sal e uma de pimenta do reino, passe os cubos de frango nessa mistura e retire o excesso. Aqueça o azeite em fogo médio, numa frigideira antiaderente grande doure os frangos por cerca de 2 minutos de cada lado, retire e reserve.
Corte a cebola em cubos e misture bem com o alho, na frigideira. Adicione 1/2 xícara do caldo de galinha e cozinhe até a cebola amaciar. Junte a abobrinha cortadas em rodelas finas, o pimentão e o resto do caldo de galinha; cozinhe, mexendo sempre, até os legumes ficarem tenros, cerca de 5 minutos.
Pique o tomate e, com seu suco, misture-o a polpa de tomate, a azeitona, o manjericão, o orégano, acerte o sal e a pimenta do reino; deixe ferver. Cozinhe em fogo baixo até o molho engrossar ligeiramente e os sabores se misturarem, por cerca de 5 minutos. Recoloque o frango na frigideira e deixe o frango cozinhar nesse molho. quando o frango estiver cozido misture o suco de laranja.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Frango ao Perfume de Canela e Purê de Maçãs




1 frango em pedaços
1 cebola grande
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de rum
1 copo de caldo de legumes
1 kg de maçãs
suco de 1 limão
30g de manteiga
4 colheres de sopa de óleo
sal e pimenta do reino a gosto

Depois do frango lavado, deixe enxugar e tempere com sal e pimenta do reino. Numa frigideira grande, aqueça o óleo e doure-os por cerca de 15 minutos, virando frequentemente para que adquiram uma cor uniforme. Retire da frigideira e reserve.
Descasque e corte a cebola em rodelas finas e refogue-a na mesma frigideira, sem deixar dourar. Acrescente a canela, o gengibre e o mel, adicione o rum e o caldo de legumes. Misture até dissolver totalmente o mel, coloque novamente os pedaços de frango na frigideira, misture bem para pegar o tempero e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos.
Enquanto isso, descasque as maçãs e corte-as em 4 gomos, descartando os talos. Coloque-as numa panela, despeje sobre elas metade do suco de limão e 1/2 copo de água e leve ao fogo. Deixe cozinhar, mas as maçãs não podem ficar moles e o líquido não deve evaporar completamente. Apague o fogo e junte a manteiga e o suco de limão restante. Misture até derreter a manteiga e formar o purê

domingo, 15 de maio de 2011

Salpicão de Frango

Essa receita é muito prática e deliciosa, faz parte do livro de receita da família de meu marido.



1 1/2 Peito de frango cozido e desfiado
250 grs de presunto desfiado ou 1 peito de frango defumado
1 lata de milho
2 kg de batata cozida em cubos ( não deixe cozinhar muito, que a batata fique um pouco firme
250 grs de passas sem caroço
1 vidro pequeno de palmito cortados em cubos
3 maçãs cortadas em cubos
1 lata de creme de leite
1 vidro grande de maionese
2 cenouras cruas raladas

Junte todos os ingredientes e misture com a maionese e o creme de leite.
Faça com antecedência, pois deve ser servido gelado.

sábado, 7 de maio de 2011

Feliz dias das Mães

O S.O.S. Noivas na Cozinha deseja um FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!!




Magret de Pato ao Vinho do Porto



400g de magret de pato
250 ml de água
1 maço de alecrim
3 dentes de alho
100g de aspargos frescos
50 ml de azeite
300g de batata doce
200g de cebola
200 ml creme de leite fresco
100g manteiga
50 g parmesão ralado
Salsinha à gosto
200ml de vinho do Porto
Sal grosso

Tempere a carne com sal e pimenta e em uma frigideira doure os dois lados em azeite bem quente, leve ao forno a 180º por 8 minutos, para assá-lo. Fatie em finas espessuras. Reserve.
Descasque as batatas e corte-as em fatias não muito finas. Cozinhe-as junto com o leite, o creme de leite e a água, até que fiquem bem macias. Retire e bata no processador, depois de batidas adicione manteiga e o parmesão. coloque em forminhas redondas e untadas e com salsinha.
Em uma panela refogue a manteiga, a cebola, o alho e o alecrim. Acrescente o vinho e deixe reduzir por 30 minutos em fogo baixo. Depois de pronto passe tudo em uma peneira e deixe em uma vasilha tampada. Reserve.
Distribua na borda do prato as lâminas de magret, como se fosse um leque. Disponha o purê no centro do prato. Decore o topo do purê com aspargos e um ramo de alecrim. Jogue um pouco de sal grosso por cima do magret. O molho distribua na parte de fora do leque da carne.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Frango com Creme de Milho


Essa receita é de uma amiga minha que adora cozinhar, e essa é umas das que ela me deu, e que aqui em casa quando faço todos gostam, fácil de fazer, pode preparar ela sem ir ao forno para congelar e só quando for usar é que leva ao forno para gratinar. É um bom prato para deixar no freezer para aqueles dias que nossas secretárias não voltam na folga, por motivo de doença que sempre é na segunda feira, ou quando chega alguém de surpresa na sua casa, então vc só faz o arroz.

4 Peitos de frango
1 cebola pequena picados em pequenos cubos
1/2 pimentão amarela picados em pequenos cubos
2 dentes de alho picados
Coentro e cebolinha a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 copo de vinho branco seco

Tempere os peitos de frango com esses ingredientes e deixe marinando de um dia para o outro.

1/2 colher de sopa de óleo para refogar o peito
2 colheres de sopa de maizena
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de mostarda
1 lata de milho verde
2 latas de leite ( a medida da lata de milho)
2 colheres de sopa de maizena
1 colher de manteiga
1 colher de sopa de coentro ou salsa bem picadinho
1 lata de creme de leite
250 gr queijo mussarela
Queijo parmesão a gosto

Refogue e guize a galinha até que ela fique macia, tenha a preocupação de deixar com pelo menos      2 copos de molho.
Depois de guizada, desfie a galinha e reserve.
Com 2 copos do molho em que foi quizado a galinha acrescente a maizena e engrosse um pouco o molho, quando tiver no ponto acrescente a polpa de tomate, o  molho inglês e a mostarda. (se quizer acrescente a gosto ketchup). Misture esse molho a galinha desfiada e reserve.
Em uma panela , coloque o milho verde com o leite e deixe ferver, depois bater no liquidificador e levar ao fogo novamente acrescentando a maizena, a manteiga, e o coentro ou salsa, fique mexendo até engrossar. Deixe esfriar e coloque o creme de leite.
Coloque em um refratário 1 camada da galinha desfiada, cobre com o queijo mussarela, 1 camada do creme de milho, queijo parmesão ralado e leva ao forno para gratinar.

Se o seu refratário for alto e der para fazer novamente as camadas faça lembre que é:
Galinha desfiada
Queijo mussarela
Creme de milho
a útima é que coloca o parmesão ralado.