domingo, 18 de dezembro de 2011

Peru de Natal

Existem vária maneiras de preparar um peru, cada um tem uma receita tradicional de família, aqui vai uma, amanhã colocarei uma com especiarias, que é muito boa também. Aguardem!!!!




1 peru de 6 a 8kg

Marinada:

4 dentes de alho
1 cebola grande cortada em pedaços
1 cenoura picada grosseiramente
1 xícara (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de conhaque
2 colheres (sopa) de sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de páprica doce
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
1/2 maço de alecrim
1 alho poró

Cobertura:

1/2 xícara (chá) de manteiga

Modo de Fazer:Bata todos os ingredientes da marinada no liquidificador e reserve. Levante a pele da região do peito do peru com cuidado; faça furos na carne e preencha com parte do tempero. Coloque o peru em um saco plático, despeje o restante da marinada por cima do peru e deixe descansar no refrigerador de um dia para o outro, 24 horas. De vez em quando, regue o peru com o tempero, e va mudando a posição do peru, para que pegue o tempero em todo o peru.
No dia seguinte, preaqueça o forno a 200°C (quente). Em seguida, levante a pele do peito do peru; passe 1/3 da manteiga sobre o peito e cubra todo o peru com o restante da manteiga. Coloque-o numa assadeira junto com o tempero e cubra com papel-alumínio. Asse até a carne ficar cozida (teste espetando um garfo: não deverá sair mais líquido nem do peito nem das coxas). Regue o peru, de vez em quando, com o caldo que se formou. Depois retire o papel e continue assando até o peru ficar bem dourado. Na hora de servir decore e sirva fatiado.
Passe o molho que restou na assadeira pela peneira e sirva à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário