terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bacalhau à Tatuoca

Essa receita é do Chef Fernando Aciolly, minha mãe pegou essa receita no jornal e fez em um domingo na casa dela, depois disso ela fez parte das minhas receitas, e como vou fazer  no Natal vou passar para vocês também. 




800 g de bacalhau desfiado e dessalgado
1 cebola cortada em pequenos cubos
1 dente de alho picado
1/2 xícara de cebolinha
1/3 xícara de coentro
200 g de batata-doce cozidas e cortadas em fatias
300 g de requeijão
100 ml de azeite de oliva
200 ml de leite de coco
50 g de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino à gosto

Se o bacalhau é salgado e seco, dessalgue-o em água fria, na geladeira (prove um pouco da carne do centro da posta. Estará bom, quando estiver dessalgado).
Aqueça a panela e dilua o requeijão. Em seguida, retire do fogo e acrescente o leite de coco, mexendo bem. Retorne a panela ao fogo e mexa até engrossar. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve.
Leve outra panela ao fogo com azeite, o alho e a cebola. Quando dourar, junte o bacalhau desfiado e deixe refogar por 3 minutos. Na sequência, acrescente o coentro e a cebolinha, e reserve.
Depois unte um refratário grande e forre o fundo com a batata-doce, em fatias. Faça camadas com a batata, o molho de requeijão, o refogado de bacalhau e novamente o molho de requeijão. Repita mais uma camada de batata-doce, sendo a última do molho do requeijão.
Para finalizar, polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário