quinta-feira, 2 de junho de 2011

Frango com Pistache





600g de peito de frango
2 cebolas
3 dentes de alho
110g de amêndoa triturada
130g de pistache triturado
3 colheres de sopa de queijo faisselle *
1 pedaço de gengibre de aproximadamente 4cm
1 colher de sopa de manteiga clarificada**
5 vargens de cardamomo
1 colher de café de sementes de cominho ou 1/2 colher de café de cominho em pó
1 colher de café de sementes de coentro ou 1/2 colher de café de coentro moído
2 cravos da índia
6 fios de açafrão
Sal e pimenta do reino

Corte os filés de frango em cubos. coloque sal e pimenta do reino. Retire as sementes de cardamomo das vargens. Descasque e corte as cebolas em fatias finas.
Descasque e pique os dentes de alho. descasque o gengibre e corte em cubinhos. coloque o alho, o gengibre e os cravos da índia em um pilão; esmague-os com um socador (pode ser em um processador).
Aqueça a manteiga clarificada em uma frigideira funda e acrescente as sementes de coentro, de cominho e de cardomomo; toste-as por 30 segundos para soltarem o sabor. Acrescente os cubos de frango; doure-os de 3 a 4 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente os temperos preparados no pilão e as cebolas picadas, misture bem e refogue por 5 minutos em fogo médio.
Acrescente 200ml de água, sal e pimenta do reino; misture bem. Tampe e deixe cozinhar no fogo baixo por 30 minutos.
Enquanto isso, faça uma infusão dos fios de açafrão com 2 colheres de sopa de água morna. Desmanche o queijo em uma tigela e depois acrescente a amêndoa e o pistache triturados.
Coloque a mistura de queijo e frutas secas na frigideira funda; misture delicadamente. Acrescente a infusão de açafrão. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Acerte os temperos e sirva.



*Queijo Faisselle
O nome deste queijo fermier vem da palavra faisselle, que significa cesta onde a coalhada é escorrida. Este queijo artesanal inicialmente originário do Rouergue (França) leva o nome da forma na qual é vendido. A versão industriel do Faisselle, feita com leite de cabra, pode ser encontrada em qualquer parte da França. É vendido em potes de plastico e em geral comido com uma colher. É um produto muito fresco, com sabor suave e aromas delicados de leite de cabra. Existe também na França versão industrial fabricada com leite de vaca, mais facilmente encontrada.

Se você não encontrar este queijo, procure um de cabra fresco, se não gostar de queijo de cabra, substitua por um cottage ou cream cheese.



** Manteiga Clarificada



1.Aqueça a manteiga em uma panela em fogo baixo, sem deixar ferver. Na medida que a manteiga derrete, as partículas sólidas do leite formam uma espuma.
2.Quando a manteiga estiver completamente derretida, retire a espuma utilizando uma escumadeira. Em seguida, coloque a manteiga clarificada em um recipiente limpo. Guarde na geladeira ou no freezer, use quando necessitar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário