segunda-feira, 4 de abril de 2011

AVES

Finalmente terminei a pesquisa sobre aves, espero que gostem. Amanhã colocarei receitas. Aguardem!!!!!!!! vem coisas deliciosas e fáceis.

FRANGO


 



É a mais comum das aves utilizadas na culinária. Contudo, o que chamamos genericamente de frango pode ser classificado em cinco categorias, conforme o tamanho e a idade do animal.
Frango de leite ou galeto, frango comum, galinha ou galo frango caipira e frango capão.

Ave de carne branca e magra, de alto valor nutritivo, fácil digestão, o frango é a segunda carne mais consumida no mundo (a primeira é a carne de porco). Rica em paladar, presta-se a inúmeros tipos de receitas.

A maneira clássica de cortar frango ou galinha consiste em dividir a ave segundo sua própria anatomia, separando-a pelas juntas. Você não precisa fazer força, serrar ou usar o martelo. Mas é imprescindível ter à mão duas facas bem afiadas (uma grande, outra menor, ambas de lâmina fina), uma tesoura e uma tábua de madeira.


O corte do frango



Antes de cortar, procure sentir exatamente o ponto de junção dos ossos, onde será dado o talho.
As facas devem ser manejadas com firmeza, por meio de um só corte, incisivo e direto. Não se esqueça de que existem diferenças na textura da carne, dependendo da parte de onde é retirada e se o corte não for feito de maneira correta, você corre o risco de dividir a ave em partes mal acabadas, que se desfazem nas bordas.

Os quatro tipos mais comuns de frango são:

Frango de leite ou galeto: ave de até 3 meses, com aproximadamente 600g. Tem a carne macia, com pouca gordura e sabor suave. Geralmente é grelhado, assado ou frito.

Frango comum: tem entre 3 e 7 meses e chega a pesar mais de 1 kg. Seu sabor é um pouco mais acentuado e possui mais teor de gordura.

Frango capão: é o frango castrado, para que engorde mais. Tem a carne muito saborosa e muito gordurosa.

Frango caipira: É o frango criado solto, com alimentação natural ou mista, muito saboroso e com forte apelo mercadológico. Sua carne, no entanto, é mais rija; e a pele, além de mais corada, não desmancha no cozimento, prestando-se mais a ensopados, guisados, assados no forno ou espeto.



O interior do frango





GALINHA



 

Estas aves possuem bico pequeno, crista carnuda e asas curtas e largas. A galinha tem uma enorme importância para o homem sendo o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteína mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos.



GALINHA CAIPIRA
 
           

A diferença entre a galinha produzida em escala industrial e aquela caipira não está somente no tamanho da produção que, no caso da primeira, gira em torno de 240 milhões de aves por ano, mas também no preço. O frango caipira é mais caro. O custo maior é devido ao processo de criação, mais demorado. Enquanto um frango em escala comercial está pronto para o abate em 40 dias, para o frango caipira serão necessários cerca 60 dias.
A autêntica galinha caipira brasileira , resultado do cruzamento de varias raças, entre elas a carijó e a rajada, está conquistando o gosto do consumidor por causa de suas propriedades nutricionais. O sabor da carne, com baixo teor de gordura, apesar do requinte e das modernas técnicas introduzidas no galinheiro, continua com as mesmas características das galinhas caipiras tradicionais.



GALINHA D'ANGOLA

 

A carne da galinha d'angola tem consistência firme e é muito saborosa, sendo comparada à do faisão. Tem um sabor mais denso que a da galinha comum. Na culinária francesa é a famosa "pintade", ingrediente de pratos sofisticados. Semelhante às carnes de caça, tem baixo teor de gordura, . Excelente para pratos cozidos, com molhos mais encorpados e, também, para assar.

MARRECO

 


O marreco é uma ave de carne leve e saborosa que serve para assar e cozinhar. É vendida limpa e com miúdos, fresco ou congelado. Quanto mais jovem a ave, mais tenra e suculenta a sua carne. Embora mais escura, é mais magra do que a do pato, mas igualmente saborosa. O peito tem mais gordura, porém concentrada entre músculo e pele, o que facilita a remoção.

PATO








A carne do pato tem cor vermelha, uma textura delicada e um sabor forte característico. Destaca-se por seu alto teor de proteínas de boa qualidade e seu importante aporte vitamínico. Embora possua um alto teor de gordura, esta se concentra na pele e, se a pele é descartada ao se comer a carne, a quantidade de gordura cai consideravelmente.


Magret




É o peito do pato sem osso. É um filé de carne escura (e não branca como dos frangos) e cortado com a pele. 
A forma clássica de prepará-lo é fritá-lo na própria gordura, com a pele virada para baixo e depois cortado em filés finos, servindo com o molho de sua preferência.


 


Foie Gras



O foie gras, uma das mais requintadas iguarias da gastronomia francesa, é o fígado do pato da espécie mulard (ou do ganso) que são super alimentados de forma a que tenham o volume do seu fígado aumentado. Possui um paladar único,  suave, e consistência amanteigada.


 




PERDIZ


 



A carne de perdiz, como toda carne de caça, tem baixo teor de gordura. Rica em proteínas de qualidade, ferro e vitaminas do complexo B, é um alimento muito saudável. É a caça que possui o sabor mais delicado, sendo recomendada às pessoas que não gostam de sabor agreste forte.
Cada perdiz pesa cerca de 300gr.


FAISÃO

 




Carne de sabor marcante, o faisão tem uma textura diferente das aves comuns, o que a torna especial.
A carne de faisão é rija, por isso leva bastante tempo até ficar tenra. Retire completamente os tendões, pois eles são extremamente duros.


CODORNA

 



A codorna é uma ave pequena, cuja carne é parecida com a das outras aves, mas com um paladar bem peculiar. Contém pouca gordura, sendo por isso de fácil digestão e ideal para dietas de emagrecimento.

As codornas selvagens são consideradas aves de caça, e é proibido matá-las. As que se encontram à venda no cmércio são aves domésticas, menores que as selvagens, porém de carne mais saborosa.




PERU


 




Entre as aves comestíveis é uma das maiores.Tem carne delicada e de sabor suave. Seu peso varia de 4 kg a 10 kg. A carne da fêmea é mais saborosa que a do macho. A forma ideal de prepara-lo é assado.A carne do peru é branca e tenra, bem magra e muito nutritiva. Cada 100gr tem apenas 155 calorias.
Dica:
O peru fica mais macio e úmido se for descongelado na geladeira, lentamente. O descongelamento rápido faz com que o peru perca muito do seu liquido.


CHESTER

 


O Chester é uma ave que foi desenvolvida pela Perdigão a partir de matrizes importadas de frango do tipo roaster. com maior quantidade de carnes nobres. Tem o tamanho ideal para alimentar uma família inteira, sua carne tenra e saborosa chegou para atender ao mercado de aves especiais nas datas festivas.
 
A alimentação do Chester é 100% natural, baseada em milho e soja, resultando numa ave com menos gordura e melhor aproveitamento das carnes nobres. Não existe adição de qualquer tipo de medicamento, antibiótico ou hormônio anabolizante para aumentar o seu crescimento e desenvolvimento. O crescimento superior da ave, assim como maior incidência de carnes nobres (coxa e peito), é resultado do rigoroso controle genético.



GANSO

 





A carne destes animais é muito apreciada na Europa, principalmente em França, onde o patê de ganso é apreciado há muitos anos, e de onde é exportado para todo o mundo.

Os ovos, de grandes dimensões, são muito apreciados em receitas culinárias, embora quase todos sejam aproveitados para reprodução, já que o principal objetivo é criar estes animais para abate e aproveitamento da sua saborosa e característica carne.


 

POMBO COMESTÍVEL


  


  
O pombo selvagem tem uso na culinária semelhante ao da perdiz. É um espécie específica, caçada em determinadas regiões (pombos de igreja não servem).Esse animal ainda não é criado no Brasil.

O alimento, o aroma e o sabor da carne variam. Os pombos domésticos em cativeiro, que comem grãos, engordam mais do que os silvestres. A carne, tenra e suculenta, é vermelho-escura e firme; lembra galinha caipira ou angola. Ainda mais ternas são as aves implumes, que ainda não voam, aqui chamadas de borrachos e na França, de pigeon neaux. São ideais para preparos rápidos como os grelhados, assados ou em papillotes — embrulha-se em papel-alumínio com temperos e cozinha-se no forno ao vapor. Para assar, recheados ou não, pombos devem ficar no forno até a pele se tornar crocante e o interior, suculento e macio.

A ave deve ter aparência vivaz, penas saudáveis, pele rosada e uniforme. Rejeite se notar manchas azuladas na pele.

Prepara-se inteiro ou, para sopas e cozidos, em partes. O peito, desenvolvido, pode ser grelhado. Se o pombo for cozido em caldo aromático e depois desfiado, dá recheios e risotos. Recheado: desosse e recheie com pão umedecido, presunto, nozes, pignole, ervas, ameixa ou damasco. Asse no forno pré-aquecido à temperatura média de 180 graus por cerca de 30 minutos. Deve ficar macio e bem passado. Para não ressecar, cubra com papel alumínio. Tire no final e doure por alguns minutos. Espete um palito na junção da coxa. Se sair líquido avermelhado, deixe por mais alguns minutos até que esteja claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário