Ragout’’ ou ragu' é um tradicional molho a base de carne cozida, uma tradição de origem italiana (porém, o nome ragôut é de origem francesa) usado na culinária brasileira, principalmente paulista de origem italiana. É um tempero para massas, o dito molho da “mamma” para macarronada de domingo.
Duas são as variantes principais, mais conhecidas:
Napoletano – diferentes carnes cozinhadas em fogo médio durante horas, extrato de tomate, azeite, cebola, vinho tinto, água – usado em rigatoni ou fusilli com queijo parmesão. A carne é servida separada, em porções, é o bracciole al ragu.
Bolognese ou Emiliano – carne moída, picada ou desfiada com tomate – usado em fettuccine e pappardelle.
1kg de carne moída de chã de dentro ou patinho ou alcatra
1 linguiça calabresa sem a pele e cortada em cubos pequenos
50gr.de bacon cortados em cubos pequenos
3 cebolas cortados em cubos bem pequenos
1/2 pimentão vermelho em cubos pequenos
3 dentes de alho amassados
1 cenoura bem lavada e cortada em 4 partes com casca
100ml vinho tinto
2 colheres de sopa de azeite
2 ramos de alecrim
2 latas de tomates pelados ( amasse grosseiramente os tomates com o suco que vem junto)
1 vidro grande de polpa de tomate ( preferêncialmente produto italiano Peganinni ou outra marca)
1/2 maço de salsão
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de manjericão
Em uma panela grande coloque o azeite, quando tiver quente acrescente a cebola e deixe ela ficar transparente, então coloca o alho e o pimentão e refoga bem. Acrescente a calabresa e o bacon, quando o bacon começar a dourar coloque a carne e refogue bem, quando ver que não ficou nenhum pedaço cru e que a carne está bem refogada, acrescenta o salsão, o alecrim, a cenoura e o vinho. Deixa o vinho evaporar, então coloca os tomates pelados e a polpa de tomate, mistura bem e baixa o fogo para o minímo. De vez em quando mistura um pouco e deixa reduzir esse molho até ficar bem encorpado com a carne. Então retira os talos de salsão, do alecrim e a cenoura, e acrescenta o orégano e o manjericão. Acerte o sal e a pimenta a gosto, deixe mais uns 10 minutos para pegar o gosto das ervas e desligue.
Geralmente eu faço com 2kg de carne, pois divido em porções e congelo, o ragu pode ser utilizado em uma lazanha ou servido com uma massa como parafuso, penne, parpadelle, talharim, linguine, etc. até mesmo com pão como um cachorro quente, fica uma delícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário