quinta-feira, 24 de março de 2011

Medalhão de Filé-Mignon com Geléia de Pimenta e Chips de Batata Doce



4 batatas doces médias, sem casca, cortadas em rodelas finas com um cortador de verduras  do tipo mandoline.
2 xícaras de óleo de milho ou de girassol, para fritar
Sal a gosto
2 colheres de sopa de azeite
4 medalhões de filé-mignon
4 colheres de sopa de geléia de pimenta
Ramos de alecrim para decorar

Passe a batata-doce pela água corrente e seque em papel absorvente.
Em uma panela pequena aqueça o óleo e frite a batata aos poucos até dourar. Escorra em papel absorvente. Tempere com sal e reserve em um lugar aquecido.
Unte com azeite os medalhões e, em uma frigideira antiaderente, frite dois de cada vez, por cinco minutos de cada lado, até que a carne fique dourada por fora e rosada por dentro (não fure a carne com garfo para não soltar o suco).
Retire da frigideira e tempere com sal. Sirva cada medalhão com uma colherada da geléia de pimenta e chips de batata-doce, decorado com ramo de alecrim.


Essa foi a última receita de carnes, a próxima postagem vou falar sobre aves, da mesma maneira que falei do Boi vou falar sobre as Aves.Isso  não quer dizer que não irei mais postar nenhuma receita de carne, estou pensando a principio de falar sobre o boi, aves, cordeiro, peixes, verduras e legumes, frutas. E depois as receitas vão se misturando. Se alguém tiver alguma idéia é só mandar para mim. Tive uma solicitação de falar sobre as verduras e legumes, a melhor forma de preparar e até de seus nutriente, estou estudando o que tenho para poder fazer uma resumida. Então se tiverem vontade de ver alguma coisa aqui no S.O.S NOIVAS NA COZINHA Só é mandar uma postagem ou mandem para meu e-mail germanamcarvalho@yahoo.com.br, como recebo muitos e-mail que é spam, peço que coloquem no assunto o nome sos noivas na cozinha, pois assim saberei que posso abrir sem problemas.
Agradeço a todos pelo incentivo e espero que as noivas em espécial estejam gostando.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Matambre Recheado



O matambre tem seu nome originado do espanhol ´mata hambre´ (mata a fome), pois quando um bovino é abatido a primeira peça de carne que se retira é esta ´manta´ que envolve a costela.
Quando se compra costela, o matambre é a tira de carne de cor rosada que a envolve, e que deve ser preparada separadamente. Pode ser preparada na grelha ou no espeto, cortada em tiras finas e servida como aperitivo para o churrasco. Outro preparo excelente é enrolar o matambre e recheá-lo com legumes, lingüiça e ovos.


1 unidade de matambre bovino de 1 kg.
sal e pimenta do reino a gosto
2 dentes de alho picado
1 unidade de cebola picada
3 colheres de sopa de vinho branco 

De véspera, abra o matambre para que fique um bife de espessura uniforme. Depois, esfregue-o em sal, pimenta do reino, alho e cebola.
Borrife-o com o vinho e deixe descansar por 24 horas. De vez em quando, vire a peça de carne, para que o tempero penetre por igual.


3 colheres de sopa de óleo
1litro de caldo de carne a gosto
100 gramas de bacon
2 unidades de cebolas
2 unidades de cenoura
1 unidade de paio ou linguiça calabresa defumada
azeitonas verdes a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
No dia seguinte, prepare o recheio. Corte o bacon em pedacinhos e as cebolas em rodelas grossas. Raspe as cenouras e corte-as em palitos.
Elimine a pele do paio (ou linguiça) e corte-o em rodelas. Tire o caroço das azeitonas e pique-as. Junte todos os ingredientes do recheio e tempere com sal, pimenta do reino e vinho, misturando bem.
Coloque o matambre aberto sobre a tábua de carne e distribua o recheio por cima, deixando a borda livre. Em seguida, enrole a carne, prendendo a ponta com palitos. Se quiser amarre o enrolado com uma linha grossa, barbante ou fio para amarrar assado de silicone para firmá-lo bem e evitar que o recheio escape.

Fio para amarrar assado de silicone 


Aqueça o óleo na panela de pressão e frite a carne, virando-a para que doure por igual. Acrescente caldo suficiente para cobrir a carne, tampe a panela e cozinhe, mantendo o fogo baixo, por cerca de 1 hora.
Retire do fogo, deixe a panela esfriar um pouco e abra-a para verificar o ponto de cozimento. Se a carne ainda não estiver macia, leve-a de volta ao fogo, acrescentando mais caldo ou água sempre que necessário.
Quando atingir o ponto desejado, retire a carne da panela e deixe esfriar. Elimine os palitos, o fio usado e corte o enrolado em fatias.  


Me lembro quando eu era pequena, fazia o recheio da seguinte forma: uma farofa de manteiga com ovos, azeitonas, bacon frito, milho e ameixas. fica uma delícia também pois da o contraste do salgado com doce. O Recheio fica a gosto, e também no que temos em casa naquele dia, junta tudo que tem um pouquinho na geladeira, faz uma farofa e está pronto o recheio. Criem, usem a imaginação e o seu gosto.

sábado, 19 de março de 2011

Bolo de Alcatra Moída


2 ovos
1/4 de xícara de água
1/2 xícara de cebola picada
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de sal
7 fatias de pão de fôrma, sem casca e processado
1 kg de alcatra moída
azeite para untar

Em uma tigela grande, misture bem todos os ingredientes. modele a massa formando um rolo. Em um refratário grande, unte com o azeite e coloque o bolo de carne e leve ao forno preaquecido (180°C), coberto com papel alumínio até que, ao espetar o bolo com um garfo, ele solte um líquido transparente. Retire o papel alumínio.

4 dentes de alho
1 cebola cortada em gomos finos
1/4 xícara de azeite
1/4 xícara de ketchup
2 latas de tomate pelado
sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela média, frite o alho e a cebola no azeite por um minuto. Junte os demais ingredientes e refogue amassando o tomate até engrossar.
Espalhe sobre o bolo de carne esse molho e leve ao forno quente (200°C), até esquentar bem.

Essa receita eu faço muito aqui em casa, foi retirada da revista Claúdia, às vezes eu misturo a carne com os ovos, o pão e um pacote de sopa de cebola, ou de aspargos verdes, ou de queijo, fica muito bom também. E também pode abrir em um filme plástico a carne moída e colocar queijo mussarela e ou presunto, calabresa. E só depois formar o bolo e seguir a receita normalmente. Isso são variedades que podem ser feitas com o bolo de carne.

terça-feira, 15 de março de 2011

Ragu com Calabresa


Ragout’’ ou ragu' é um tradicional molho a base de carne cozida, uma tradição de origem italiana (porém, o nome ragôut é de origem francesa) usado na culinária brasileira, principalmente paulista de origem italiana. É um tempero para massas, o dito molho da “mamma” para macarronada de domingo.
Duas são as variantes principais, mais conhecidas:

Napoletano – diferentes carnes cozinhadas em fogo médio durante horas, extrato de tomate, azeite, cebola, vinho tinto, água – usado em rigatoni ou fusilli com queijo parmesão. A carne é servida separada, em porções, é o bracciole al ragu.
Bolognese ou Emiliano – carne moída, picada ou desfiada com tomate – usado em fettuccine e pappardelle.

   

1kg de carne moída de chã de dentro ou patinho ou alcatra
1 linguiça calabresa sem a pele e cortada em cubos pequenos
50gr.de bacon cortados em cubos pequenos
3 cebolas cortados em cubos bem pequenos
1/2 pimentão vermelho em cubos pequenos
3 dentes de alho amassados
1 cenoura bem lavada e cortada em 4 partes com casca
100ml vinho tinto
2 colheres de sopa de azeite
2 ramos de alecrim
2 latas de tomates pelados ( amasse grosseiramente os tomates com o suco que vem junto)
1 vidro grande de polpa de tomate ( preferêncialmente produto italiano Peganinni ou outra marca)
1/2 maço de salsão
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de manjericão

Em uma panela grande coloque o azeite, quando tiver quente acrescente a cebola e deixe ela ficar transparente, então coloca o alho e o pimentão e refoga bem. Acrescente a calabresa e o bacon, quando o bacon começar a dourar coloque a carne e refogue bem, quando ver que não ficou nenhum pedaço cru e que a carne está bem refogada, acrescenta o salsão, o alecrim, a cenoura e o vinho. Deixa o vinho evaporar, então coloca os tomates pelados e a polpa de tomate, mistura bem e baixa o fogo para o minímo. De vez em quando mistura um pouco e deixa reduzir esse molho até ficar bem encorpado com a carne. Então retira os talos de salsão, do alecrim e a cenoura, e acrescenta o orégano e o manjericão. Acerte o sal e a pimenta a gosto, deixe mais uns 10 minutos para pegar o gosto das ervas e desligue.

Geralmente eu faço com 2kg de carne, pois divido em porções e congelo, o ragu pode ser utilizado em uma lazanha ou servido com uma massa como parafuso, penne, parpadelle, talharim, linguine, etc. até mesmo com pão como um cachorro quente, fica uma delícia.



sábado, 12 de março de 2011

Carne Maluca




1,5kg de lagarto / Lombo paulista
½ xícara (chá) de cheiro verde
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de molho inglês
5 dentes de alho amassados
2 tomates com casca e sementes picadas
2 folhas de louro
1 pedaço pequeno de pimenta dedo de moça
1 cubo de caldo de carne esfarelado
1 copo de vinho tinto
1 copo de água
1 cebola picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Retire toda gordura e pele da carne.Tempere a carne com esses ingrediente e deixe marinando na geladeira até o dia seguinte.
No dia seguinte tire a carne do tempero, limpe ela para que não fique nenhum tempero, coloque 2 colheres de sopa de óleo em uma panela de pressão e doure bem a carne, quando ela estiver bem dourada acrescente o tempero da marinada. Depois de tampar a panela, deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Retire a carne da panela limpando ela do molho, deixe esfriar, envolva a carne em filme plástico e leve ao congelador por + ou - 2 a 3 horas. Depois fatie bem fino de preferência com faca elétrica. Se tiver conhecimento em alguma padaria, peça para fatiar no fatiador de frios.
O molho que ficou na panela não vai ser mais utilizado, pode ser guardado para quando for fazer outra carne usar ele ou em uma sopa de carne com legumes, etc.

Molho para Receita de Carne Louca

1 xícara (chá) de pimentão vermelho fatiado fino
1 xícara (chá) de pimentão amarelo fatiado fino
2 cebolas cortadas em fatias finas
3 dentes de alho laminado
1 xícara (chá) de azeitonas verdes
1/2 vidro de pimenta biquinho
1 xícara de vinagre de maçã
2 colheres de sopa de orégano
1 colher de sopa de salsa desidratada
Azeite o quanto baste

Coloque o azeite em uma frigideira quando tiver quente acrescente a cebola deixe ela muxar um pouca então coloque o alho, depois os pimentões, as azeitonas, a pimenta biquinho, deixe refogando, acrescente o orégano e a salsa. Coloque o vinagre e deixe ferver por 5 minutos. Acrescente uma colher de chá de açúcar para tirar a acidez. Se achar necessário acrescente mais azeite.

Montagem do prato

Para a montagem do prato, faça camadas de carne fatiada e do molho. Vá repetindo as camadas até acabarem os ingredientes. Lembrando que a carne tem que ficar coberta com o molho.
Coloque na geladeira e deixe apurar o gosto, ela fica boa mesmo depois do 3º dia.
Sirva ela com torradas ou em um sanduiche num pão francês hummmmmm!!!!!!! acho que vou fazer o meu sanduiche agora.

terça-feira, 1 de março de 2011

Picanha no Sal Grosso


1,5 kg de picanha
4 claras
1 kg de sal grosso
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta).
Numa tigela, coloque as claras, o sal grosso, a farinha e misture rapidamente com uma colher.
Numa assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe com as mãos até obter uma camada do tamanho da carne.  Coloque a picanha sobre esta camada, com a gordura para cima. Envolva a picanha uniformemente com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique bem firme.


 

Leve a picanha ao forno e deixe assar por 1 hora para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para a carne mal passada, 45 minutos são suficientes.
A camada de sal grosso depois de assada torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca, retire a placa e raspe o excesso de sal da carne.



Coloque a carne numa tábua e corte-a em fatias bem finas. Se quiser, coloque a placa de sal grosso novamente sobre a carne fatiada e sirva a seguir.