domingo, 29 de julho de 2012

Nhoque de Mandioquinha com Langostin Perfumado ao Conhaque



Essa receita vi no blog  de minha amiga Paula Barrozo.  http://paulabarrozo.blogspot.com.br/, pedi autorização para colocar aqui no meu blog, pois achei a receita maravilhosa. No início ela conta a história do nhoque.
A simpatia de comer nhoque todo dia 29, com uma nota de dinheiro cuidadosamente guardada embaixo do prato para atrair fortuna, é de origem italiana. A tradição conta que foi na Itália que São Genaro apareceu de surpresa na noite de 29 de dezembro, vestido como um pobre andarilho. Ele pedia comida e foi acolhido por um jovem casal, com quem o santo dividiu um prato de nhoque. Agradecido, São Genaro fez com que uma boa quantidade de dinheiro aparecesse debaixo do prato dos generosos anfitriões. Em anos bissextos, a tradição é ainda mais especial, pois é possível comer nhoque também no mês de fevereiro. Para dar sorte os 7 primeiros pedaços de nhoque devem ser comidos de pé. Depois, ao sentar-se, é preciso depositar o prato sobre uma nota e saborear o resto. Selecionei receitas muito gostosas e fáceis de fazer e alguns molhos deliciosos para você poder variar e comer nhoque todo dia 29 sem enjoar !!! ;)
Escolha a que mais te apetecer e mãos a massa !!!
Aqui só coloquei a receita de nhoque de abobrinha com lagostim, quem quiser mais acessem o blog de Paula Barroso http://paulabarrozo.blogspot.com.br que lá tem várias receitas de nhoque.


Ingredientes

100g de farinha de trigo
500g Mandioquinha cozida
02 gemas
70g de queijo parmesão
Sal, pimenta e noz moscada

Molho

04 lagostins inteiras (bonitas para decoração)
20 lagostins descascados
02 abobrinhas
02 dentes de alho
5ml de conhaque
250ml de molho ao sugo
15ml de azeite extra virgem
20g de tomate cereja cortado ao meio
10g de salsinha
04 folhas de manjericão

Preparo da Massa

Misture a farinha de trigo com a mandioquinha cozida e já fria, as gemas, o sal, a pimenta, a noz moscada e o queijo parmesão. Amasse até ficar uma massa lisa e uniforme. Enrole essa mesma massa em uma superfície lisa. Faça uma tira de 2cm de altura e corte em 2cm de largura.

Preparo do Molho

Em um frigideira grande, esquente dois dentes de alho no azeite até ficar dourado e depois os retire. Coloque o lagostim inteiro e descascado no azeite que ficou na frigideira. Deixe-o dourar dos dois lados e adicione a abobrinha cortada em fatias.
Em seguida, coloque o manjericão, a salsinha, o sal e a pimenta. Flambe o langostin com o conhaque. Leve-o para o prato e adicione o molho de tomate e o tomate cereja.

Finalização

Ferva 5 litros de água com sal. Após levantar fervura coloque o nhoque para cozinhar. Quando a massa levantar na superfície retire com uma escumadeira. Sirva a massa em uma travessa e adicione o molho. Finalize com um lagostim inteiro e um fio de azeite extra virgem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário