sábado, 20 de agosto de 2011

Peixe à Baden Baden


Vendo alguns blogs que gosto, vi essa receita de peixe que achei maravilhosa e fiz aqui em casa, e realmente ela não é só maravilhosa no que vemos nas fotos como é deliciosa e vale a pena conferir. copie exatamente como estava no blog http://bancoebalcao.wordpress.com/, falei com o dono do blog que é meu seguidor e disse que ia colocar no meu pois estou justamente na fase dos peixes.
Como aqui é difícil encontrar congrio rosa, fiz a substituição por pescada amarela, pode ser também um camurim, garoupa ou um peixe branco de sua preferência.

Peixe à Baden-Baden

O Peixe à Baden-Baden é um prato bastante querido aqui onde eu moro, região de forte colonização alemã. Ao que parece sua origem é a cidade que lhe empresta o seu nome português. No estado de Baden, na Alemanha, é chamado Badischer Fisch, e Badischer Pike em outros países de línguas saxônicas.

receita peixe baden baden

Esse fantástico (mesmo) molho branco, que certamente não receberá nenhum prêmio de “prato light da semana”, combina os sabores do bacon e do caldo de galinha com qualquer peixe de sabor pronunciado, aliando a cremosidade da nata. Vale lembrar que a nata é bem comum nos mercados e armazéns aqui do vale europeu, vendidas em potes igual aos de manteiga.
Faz tempo eu queria um peixe fresco para este prato e aproveitei que fui buscar meus pais no aeroporto para passear no mercado de peixe de Itajaí. O peixe escolhido foi o Congro Rosa que estava com ótima aparência e ótimo preço, tem carne firme e sabor suave, mas que não se perde facilmente. Optei por files que não tem espinhos (ou ossos), mas peixes em postas também são ótimos para esse prato.
Inicialmente o Peixe à Baden-baden pode até parecer complicado, mas eu garanto, além de simples é sucesso garantido.

Peixe à Baden-Baden

Ingredientes
1kg de peixe (escolhi o congro rosa)
500 gr de batatas pré cozidas fatiadas
300 gr de nata (heavy cream)
50 gr de farinha de trigo mais o suficiente para passar o peixe
150 gr de manteiga (eu uso manteiga clarificada)
1 limão espremido
1 xícara de bacon em cubinhos frito
1 xícara de queijo parmesão ralado
½ cubo de caldo de galinha dissolvido em 250 ml de água
½ xícara de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
cheiro verde (meramente opcional e eu não uso)

Modo de preparo
Tempere o congro rosa que já deve estar em filés com sal, pimenta do reino moída na hora e o suco do limão, deixe pegar o tempero por aproximadamente 2 horas.

congro congrio rosa

Aproveite para fatiar as batatas já descascadas em rodelas e cozinhá-las até que fiquem all dente, então disponha as numa travessa untada com um pouco de manteiga e leve ao forno quente até que comecem a dourar.
Nesse tempo escorra o peixe, passe na farinha de trigo e deixe descansar por alguns minutos para em seguida dourá-lo na manteiga (eu coloco também um pouco de azeite de oliva) em uma frigideira anti aderente. Reserve.
Frite o bacon em cubinhos e nessa mesma fritura. Ainda com fogo brando adicione o vinho, e o caldo de galinha, corrija o sal e pimenta do reino moída na hora ao seu gosto. Junte a nata mexendo delicadamente em fogo brando por mais uns 5 minutos ou até esse molho começar a ganhar consistência.

receita peixe baden baden

Para montar o prato, na travessa que você dourou as batatas, distribua sobre elas o peixe e regue com o molho, cubra com o parmesão ralado (prefiro pecorino) e leve ao forno à 200ºC por 30 minutos ou até que doure um pouco por cima. O molho que estava bem líquido vai engrossar e ficar fantástico.

Velho Truque Índio

Por aqui se serve com arroz, mas eu geralmente só acompanho com um bom vinho branco seco (às vezes um tinto, desde que não muito adstringente).

receita peixe baden baden

Se sobrarem batatas você pode colocar por cima junto com o peixe sem o menor problema. Eu prefiro o meu sensacional caldo de galinha caseiro, mas na falta dele pode usar em cubos ou os novos caldos concentrados líquidos sem medo de ser feliz. Se esforce para conseguir a nata, que é bem comum aqui em Santa Catarina, mas não hesite em usar um creme de leite firme se não encontrá-la.
Um truque para transformar creme de leite em uma xicara de nata (heavy cream) é completar 3/4 da xicara com creme de leite e o restante com manteiga derretida fria, misturar bem, o que industrialmente chamam de homogeinização por 30 segundos. Você terá algo com extrutura bem parecida com a nata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário