terça-feira, 12 de julho de 2011

Arroz de Pato

Ai que Saudade!!!!!! depois de uma gripe, uma dengue no marido, uma viagem para relaxar e depois outra gripe, foi quase um mês sem postar nada.
Vou terminar as receitas com aves, e não poderia deixar de colocar esse arroz de pato, que foi retirado do livro "História dos Sabores de Pernambuco, pesquisado e escrito por uma querida prima Maria Lectícia Monteiro Cavalcanti.
Esse Arroz de pato é maravilhoso!!!!!!!!!! por isso resolvi finalizar aves com chave de ouro. Depois iniciarei peixes e crustáceos.


  • Lave e esfregue limão em um pato. Tempere, de véspera com sal, pimenta, 4 cenouras, 2 talos de salsão, 4 folhas de louro, 4 dentes de alho amassado, 4 cebolas picadas, 1/2 garrafa de vinho branco.
  • Coloque, em uma panela, asas e pescoço do pato junto com cebola, cenoura, alho-poró, salsão, salsa. Deixe cozinhar por uma hora. Coe e reserve este caldo.
  • Asse no forno o pato inteiro, coberto com papel alumínio. antes passe muita manteiga por dentro e por fora, e junte todos os ingredientes do tempero. Quando estiver assado, retire do forno e desfie em pedaços bem grande. Reserve.
  • Em uma panela, coloque um pedaço de touçinho picado e linguiça portuguesa cortada em fatias. Quando dourar, retire a gordura da panela e junte 2 cebolas picadas, 2 dentes de alho amassados, 2 colheres (de sopa) de manteiga, 2 colheres (de sopa) de azeite, 4 xícaras de arroz. Refogue e junte um copo de vinho branco. Deixe evaporar este vinho. Vá colocando, aos poucos, o caldo (preparado com as asas e o pescoço do pato). Mexa. Quando o arroz estiver quase cozido, junte o pato. E quando estiver pronto, junte uma colher bem cheia de manteiga. Sirva logo.