sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

Desejo a todos os meus leitores, um Feliz 2012, com muita Paz, Saúde, amor, prosperida e sosnoivasna cozinha!!!!!!!!!!!!!!!!!


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bolo de Frutas Cristalizadas ( de Natal)

Essa receita foi retirada do livro Sabores de Pernambuco, de Mª Lectícia Cavalcanti, a quem carinhosamente chamo de Tícia e  que desejo um Feliz Natal!!!!
E para meus leitores essa vai ser a última receita do Natal, agora vou preparar a minha ceia de Natal!!!! Voltarei em seguida para as receitas de Ano Novo.
Desejo a todos um FELIZ NATAL!!!!!!




1kg de ameixas (pesadas com caroço)

1/2kg de passas sem caroço pretas

1/2kg de passas sem caroço brancas

1 xícara de vinho do Porto

½ xícara de Cointreau

½ xícara de uísque

1 xícara de chocolate em pó meio amargo

4 xícaras de farinha de trigo com fermento

2 xícaras de Nescau

1 colher (chá) de sal

12 ovos

1k de manteiga

1 colher (de café) de noz-moscada ralada

½ kg de figos secos picados

350g de tâmaras secas picadas

½ kg de laranja cristalizada

½ kg de abacaxi cristalizado

½ xícara de castanha de caju picada

350g de nozes picadas



Faça um doce de ameixa,colocando as ameixas de molho na água. Ferva e retire os caroços. Leve ao fogo as ameixas com 250g de açúcar e pouca água. Mexa de vez em quando, até que fique uma massa grossa. Reserve.

Deixe de véspera, as passas (brancas e pretas) de molho no vinho do Porto,no Cointreau e no uísque. Reserve.

Peneire junto chocolate, farinha de trigo, Nescau e sal. Reserve.

Bata bem o açúcar (500g) e a manteiga. Junte ovos (um a um), doce de ameixa, passas (junto com vinho, Cointreau e uísque), noz-moscada, figos, tâmaras, doces cristalizados, castanha, nozes. Acrescente (fora da batedeira), aos poucos, farinha peneirada junto com Nescau, chocolate e sal.

Coloque tudo em forma baixa untada com manteiga, polvilhada de trigo e coberta com papel-manteiga,também untado com manteiga e polvilhado com farinha de trigo. Asse em forno baixo por bastante tempo.

Esta quantidade dá para quatro formas de 25 cm de diâmetro.

Depois de desenformá-lo, e ainda quente, coloque na parte de cima do bolo uma camada (com um dedo de espessura) de pasta de amêndoa (1 lata de leite condensado, a mesma medida de amêndoas picadas e essência de amêndoa. Leve ao fogo o leite condensado e a amêndoa. Mexa até começar a soltar do fundo da panela. Tire do fogo e junte a essência de amêndoa).




quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bolo de Nozes



4 xícaras de açúcar
200 g de manteiga
4 ovos inteiros
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela
1 colher de chá cheia de fermento
4 maçãs grandes ou 6 pequenas cortadas em cubos médios
1 xícara de nozes bem picadinhas
1 lata de doce de leite pastoso
Nozes inteiras para enfeitar

Põe na batedeira o açúcar, a manteiga e 2 ovos, quando estiver bem batido acrescenta os outros 2 ovos e bate mais um pouco.
Acrescenta a farinha de trigo, o bicarbonato, o sal, a canela e o fermento e bate até ficar homogêneo.
Retira a massa da batedeira e acrescenta as maçãs e as nozes e mistura delicadamente com uma espátula. Coloca em duas formas untadas e enfarinhadas e leva ao forno moderado.
Quando assar une-se os dois bolos com o doce de leite e cobre o bolo com o mesmo, coloca algumas nozes para enfeitas.

Doce de leite - Para mim o melhor e colocar em uma panela de pressão por 30 minutos ou quando for cozinhar o feijão, coloca a lata dentro, fica no ponto certo. Ou melhor ainda, compre o doce de corte da Néstle bata um pouco para ele ficar mais cremoso.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tender Tradicional



Ingredientes:

1  tender
1/2 xícara (chá) de mel
1/2 xícara (chá) de mostarda
1 xícara (chá) de suco de laranja
1lata de coca-cola
1 lata de abacaxi em calda
6 colheres (sopa) de calda de abacaxi
cravo-da-índia para decorar.
Fios de ovos para decorar

Modo de Preparo:

Retire um pouco da capa grossa que cobre o tender, sem tirar a gordura, faça alguns cortes em sua superfície e decore os riscos com os cravos.
Coloque o suco de laranja, a coca-cola, a mostarda, a calda de abacaxi e o tender em um recipiente. Cubra-o com um filme plástico e deixe marinar na geladeira por cerca de 12 horas. Depois, coloque-o em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido durante 20 minutos. Após esse tempo, remova o papel alumínio do tender e pincele toda a sua superfície com mel.
Deixe o tender no forno por mais 20 minutos, ou até que a sua superfície fique dourada. Regue a cada três minutos com o líquido da marinada. Quando estiver pronto, retire-o do forno, coloque em um recipiente para servir. faça alguns cortes em sua superfície e decore os riscos com os cravos. Distribua as rodelas de abacaxi e os fios de ovos em volta do tender e sirva em seguida.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bacalhau à Tatuoca

Essa receita é do Chef Fernando Aciolly, minha mãe pegou essa receita no jornal e fez em um domingo na casa dela, depois disso ela fez parte das minhas receitas, e como vou fazer  no Natal vou passar para vocês também. 




800 g de bacalhau desfiado e dessalgado
1 cebola cortada em pequenos cubos
1 dente de alho picado
1/2 xícara de cebolinha
1/3 xícara de coentro
200 g de batata-doce cozidas e cortadas em fatias
300 g de requeijão
100 ml de azeite de oliva
200 ml de leite de coco
50 g de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino à gosto

Se o bacalhau é salgado e seco, dessalgue-o em água fria, na geladeira (prove um pouco da carne do centro da posta. Estará bom, quando estiver dessalgado).
Aqueça a panela e dilua o requeijão. Em seguida, retire do fogo e acrescente o leite de coco, mexendo bem. Retorne a panela ao fogo e mexa até engrossar. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve.
Leve outra panela ao fogo com azeite, o alho e a cebola. Quando dourar, junte o bacalhau desfiado e deixe refogar por 3 minutos. Na sequência, acrescente o coentro e a cebolinha, e reserve.
Depois unte um refratário grande e forre o fundo com a batata-doce, em fatias. Faça camadas com a batata, o molho de requeijão, o refogado de bacalhau e novamente o molho de requeijão. Repita mais uma camada de batata-doce, sendo a última do molho do requeijão.
Para finalizar, polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Peru com Especiarias




Marinada

4 litros de caldo de legumes quente (4 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 4 litros de água)
1/2 xícara (chá) de sal (240 g)
½ xícara (chá) de açúcar mascavo (80 g)
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em pó
1 ½ colher (chá) de pimenta da Jamaica em pó
1 ½ colher (chá) de gengibre com casca e picado

4 litros de água muito gelada (ou com gelo)
1 peru (+/- 4 ½ kg)

Numa panela grande e funda coloque 4 litros de caldo de legumes quente (4 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 4 litros de água), 1/2 xícara (chá) de sal, 1 xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino, 1 ½ colher (chá) de pimenta da Jamaica em pó, 1 ½ colher (chá) de gengibre com casca picado e misture bem. Adicione 4 litros de água muito gelada e misture. Coloque 1 peru (+/- 4 ½ kg) com o peito para baixo dentro desta marinada e leve para a geladeira. Depois de 4 horas vire o peru colocando o peito para cima.
OBS: O peru tem que estar completamente imerso na marinada

Tempero:
2 maçã vermelha com casca e picada
1/2 xícara de passas
1 cebola picada
3 dentes de alho
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colher (chá) de canela em pó (ou 2 pedaço de pau de canela)
1colher de cravo da Índia
5 anis estrelado
1 colher de gengibre
100 g de manteiga
1 xícara de azeite

Depois de no minímo 12 horas, retire o peru da marinada, coloque em uma assadeira e faça uma mistura com a maçã, as passas, o açúcar mascavo, a cebola, o alho, a canela, o cravo, o anis, o gengibre, a manteiga e o azeite. Misture tudo e passe no peru. Leve o peru para assar em forno alto a 250° C coberto com papel alumínio por 20 minutos. Abaixe o forno para 200° C e deixe assar por +/- 3 ½ horas. Retire o papel alumínio e deixe dourar por +/- 20 minutos. Retire do forno.

 

 

Peru de Natal

Existem vária maneiras de preparar um peru, cada um tem uma receita tradicional de família, aqui vai uma, amanhã colocarei uma com especiarias, que é muito boa também. Aguardem!!!!




1 peru de 6 a 8kg

Marinada:

4 dentes de alho
1 cebola grande cortada em pedaços
1 cenoura picada grosseiramente
1 xícara (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de conhaque
2 colheres (sopa) de sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de páprica doce
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
1/2 maço de alecrim
1 alho poró

Cobertura:

1/2 xícara (chá) de manteiga

Modo de Fazer:Bata todos os ingredientes da marinada no liquidificador e reserve. Levante a pele da região do peito do peru com cuidado; faça furos na carne e preencha com parte do tempero. Coloque o peru em um saco plático, despeje o restante da marinada por cima do peru e deixe descansar no refrigerador de um dia para o outro, 24 horas. De vez em quando, regue o peru com o tempero, e va mudando a posição do peru, para que pegue o tempero em todo o peru.
No dia seguinte, preaqueça o forno a 200°C (quente). Em seguida, levante a pele do peito do peru; passe 1/3 da manteiga sobre o peito e cubra todo o peru com o restante da manteiga. Coloque-o numa assadeira junto com o tempero e cubra com papel-alumínio. Asse até a carne ficar cozida (teste espetando um garfo: não deverá sair mais líquido nem do peito nem das coxas). Regue o peru, de vez em quando, com o caldo que se formou. Depois retire o papel e continue assando até o peru ficar bem dourado. Na hora de servir decore e sirva fatiado.
Passe o molho que restou na assadeira pela peneira e sirva à parte.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Salada de Peru Natalina

Esta receita é para fazer no dia seguinte do Natal, além de leve é feita com as sobras do peru e das frutas, das nozes, amendoas etc. Que fizeram parte do enfeite do prato.



· Melão, Papaia, uvas, maçã, abacaxi cortados em cubos de 1,5 cm
· Peru assado desfiado ou cortado em cubo (sobra da ceia)
· 50 gr de castanha de caju quebrada ou nozes quebrada
· 2 figos
· 4 aspargos verdes cozidos cortados no meio
· 1 gema de ovo
· 80 ml de óleo de canola ou girassol
· 80 ml de azeite extra virgem
· 10ml de vinagre de vinho branco
· 1 colher de chá de mostarda forte
· 2 folhas de hortelã picada
· Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

· Colocar na saladeira a gema, a mostarda, temperar com sal e pimenta.
· Com o batedor (fouet) incorporar os poucos o óleo e o azeite, no final o vinagre.
· Juntar a mistura o peru desfiado grosseiramente melão/papaia/abacaxi, os aspargos e a hortelã. Misturar e levar para gelar por 1 hora.
· Decorar com as castanhas e o figo.

Obs: Colocar a mesma quantidade de frutas que de peru.
A idéia foi de reaproveitar as frutas e o peru assado da ceia.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Farofa de Frutas Secas



2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola cortada em meia lua
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de canela
80g de nozes picadas
80g de damascos picados
80g de uvas passas
80g de figo seco (ou qualquer outra fruta seca)
200g de farinha
Sal e pimenta a gosto

Derreta metade da manteiga, junte a cebola e o açúcar mascavo.
Deixe a cebola caramelizar até ficar bem dourada, retire da panela e reserve.
Na mesma panela coloque o restante da manteiga com a canela, junte todas as frutas e as nozes, aqueça.
Junte a farinha e deixe cozinhar, mexendo sempre para não queimar. Torre a farinha até que fique bem crocante.
Adicione a cebola caramelizada na farofa e misture bem.
Tempere com sal e pimenta.



Presunto bebado com Geléia de Pimenta



Presunto de uns 5 a 6 quilos
200ml suco de laranja
1 lata de coca cola
½ vidro de mel karo
200g de açúcar mascavo
Cravo da índia

Faça uma mistura de +/- 300ml de whisky, rum, conhaque, vodka, cachaça, Gim, (as bebidas que tiver em casa você coloca até formar os 300ml).

1 vidro de geléia de pimenta
1 vidro de pimenta biquinho

Com uma faca afiada, retirar a pele grossa que envolve o presunto e parte da gordura, deixe de molho em água com limão por umas 3 horas. Arrumar em uma assadeira com a parte mais gordurosa para cima, regar com o suco de laranja, o mel e a coca-cola. Levar ao forno com papel alumínio para assar contando 20 minutos para cada quilo de presunto, sempre regando ele. Retirar do forno, escorrer toda a gordura derretida. Depois, fazer vincos fortes com uma faca, formando losangos na parte de cima do presunto. Cobrir tudo com açúcar mascavo, apertar bem com as mãos. Enfiar um cravo em cada losango. coloque por cima a mistura das bebidas e voltar ao forno para dourar. Quando tirar do forno e esfriar um pouco, coloque a geléia de pimenta por cima. E enfeite nos losangos com pimenta biquinho. Sirva com um purê de banana da terra. Enfeite o prato com fios de ovos, figos, pêssegos e abacaxi em calda.

Bacalhau de Forno Festivo



 
2kg bacalhau do Porto dessalgado
6 batatas cortadas em fatias grossas
6 cebolas cortadas em fatias grossas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
4 dentes de alho com cascas amassados
Mix de pimenta do reino em grãos a gosto
100g azeitonas pretas
150g damascos
100g nozes
Azeite

Em uma travessa refratária coloque camadas de cebolas, batatas, bacalhau em lascas graúdas, pimentão, alho, pimenta e as azeitonas. Regue com bastante azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido até as batatas ficarem cozidas. Retire o alumínio e adicione os damascos e volte ao forno por uns 15 minutos. Quando for servir adicione as nozes.

Ceia de Natal



A palavra ceia tem como significado a refeição que se toma à noite, sendo geralmente a última de cada dia. Já a Ceia de Natal é uma festa de família, onde todos compartilham da mesma refeição com alegria, prazer e vida. E essencialmente um meio de união nos lares das famílias cristãs, a festejar a data do nascimento de Jesus.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições familiares. Algumas famílias têm suas próprias receitas “secretas” para a Ceia de Natal, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais, como peru e chester.
À meia-noite fazem-se orações, cantam-se músicas natalinas e, quase sempre, dentre elas a mais célebre e conhecida Noite Feliz. Entre emoções, recordam-se os ausentes e os que se foram para sempre, Os pensamentos voam distantes, relembrando nossos entes mais queridos. A amizade e o lado bom do ser humano é exaltado em palavras carinhosas e cheias de virtudes, entremeadas de abraços, sorrisos e beijos, quando também não faltam lágrimas de emoção ou de evocação...
E o espírito de Natal, tornando os corações mais sensíveis e humanos, doces e suaves, compreensíveis e generosos, amigos e solidários, tolerantes e amorosos!
Parece que nesses preciosos instantes o Cristo está mais junto de todos, mostrando seu magnífico exemplo de caridade, humildade, sacrifício e amor ao próximo.
Como seria maravilhoso se o comportamento humano fosse, durante o ano todo, igual ao do Natal, revivendo a paz, a harmonia, a compreensão, o amor e a profusão de bons sentimentos!
A mesa, geralmente. é farta, com iguarias raras. As frutas secas, de origem européia, dão um sabor diferente à ceia. São nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, figos secos, sem falar dos bons vinhos... . As comidas cheias de sabor, parece que só possuem aquele sabor nas festas natalinas...
O bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa até os dias de hoje, principalmente no Natal e na Páscoa, as datas mais expressivas da religião católica, onde se comemoram o Nascimento e a Ressurreição de Cristo.
No centro da mesa são colocadas velas e enfeites natalinos. No mesmo ambiente vê-se também a arvore de Natal, com bolas multicolores e lâmpadas em forma de velas que, iluminadas, dão um ar festivo e aconchegante.
As velas simbolizam a luz, a chama viva, iluminando a existência, o caminho, eliminando as trevas, dando a claridade e o calor...
Luz que é vida; Luz verdadeira que, vinda este mundo ilumina todo homem; Deus é Luz e Jesus Cristo é esta Luz. Jesus Cristo é Luz:, Sol e Esplendor.
Assim, acendendo a vela de Natal, simboliza-se Jesus, Luz do mundo e Luz dos povos, Luz: das próprias vidas. Cristo disse:
"Vós sois a luz do mundo... que vossa luz brilhe diante dos homens, para que vendo vossas boas obras glorifiquem o Pai que está nos Céus" (Mateus 5. 14-16).
E a todos um FELIZ NATAL e um 2012 de muita Paz, Saúde, Amor e Realizações.




quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Peixe a Indiana


Peixe
1,500kg de filé de peixe (Pescada amarela, Arabaiana ou da sua preferência)
1 limão
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga

Coloque o peixe no limão, tempere com sal e pimenta à gosto. depois de alguns minutos na marinada, coloque o Azeite e a manteiga em uma frigideira e coloque o peixe até ficar dourado. Reserve.

Risoto
1/2 cebola pequena picada
20 gr manteiga
1 colher de sopa de azeite extravirgem
380g de arroz italiano arbório
1 xícara de vinho branco seco
1 1/2l de caldo legumes
2 colheres de sopa de curry em pó
1/2 xicara de leite de coco

Numa panela, doure a cebola na manteiga e no azeite. Acrescente o arroz e refogue um pouco. Em seguida junte o vinho e deixe-o evaporar em fogo alto. Adicione, aos poucos, o caldo de legumes quente. Vá mexendo e acrescentando mais caldo à medida que o arroz for secando. Depois de 10 minutos, junte o curry dissolvido no leite de coco. Cozinhe por aproximadamente mais 7 minutos. Retire do fogo. Deixe descansar uns poucos minutos na panela.

Molho
400gr de manga cortadas em cubos pequenos
100gr de açúcar
200ml de água
1/2 maço de hortelã
1 pitada de sal


Coloque na panela a manga em cubos, o açucar, a água e metade do hortelã, misture até o açúcar dissolver e leve ao fogo e deixe reduzir, colocando o restante da hortelã ao seu gosto. Coloque uma pitada de sal para realçar o sabor.







quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Papillote de Robalo e Crustáceos à Provençal

Encerro os peixes com essa receita maravilhosa do site http://panelinha.ig.com.br, esse site é muito bom e fez tanto sucesso que virou um livro " Panelinha receitas que funcionam" . Vou colocar a receita da maneira que tem no site, já fiz e realmente é muito especial.


  
Para o molho de limão

1/4 xícara (chá) de água
1/4 xícara (chá) de suco de limão
1/2 xícara (chá) de manteiga gelada cortada em cubos
1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco


Modo de Preparo
Numa panelinha, junte a água e o suco de limão. Leve ao fogo médio. Quando ferver, acrescente a manteiga, aos poucos, mexendo com um batedor de arame (fouet) para ficar homogêneo. Coloque o creme de leite e tempere com uma pitadinha de sal e outra de pimenta. Bata com o mixer para ficar espumoso. Sirva com o peixe cozido.

Para o papillote
200 g de robalo em posta ou pescada amarela
1 camarão fresco médio
3 mexilhões frescos na casca
1/2 cebola
1 dente de alho
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
1 tomate
1 colher (sopa) de folhas de manjericão
1 ramo de alecrim fresco
1 colher (sopa) de cebolinha francesa
1 folha de louro
1 colher (sopa) de azeite de oliva
3 batatas cozidas sem casca
sal e pimenta-branca a gosto

Modo de Preparo
1. Numa tábua, pique fino a cebola, o alho e a cebolinha. Descasque e limpe o camarão.

2. Com uma escovinha, lave a casca dos mexilhões e vôngoles.

3. Faça um corte em X na base do tomate. Coloque-o numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte o tomate em quatro, retire as sementes e corte em cubinhos.

4. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média).

5. Dobre na metade um pedaço de papel-alumínio de 80 cm. Sobre uma das metades coloque o peixe no centro. Ao redor arrume os mariscos e o camarão. Distribua a cebola, o alho, o tomate, as ervas frescas e as batatas cozidas ao redor do peixe. Regue com o azeite e tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta.

6. Dobre a outra metade do papel sobre o peixe e feche dobrando as bordas juntas. Antes de dobrar tudo, despeje cuidadosamente o vinho dentro do envelope e termine de dobrar. Asse o peixe por 15 minutos até o envelope estufar. Sirva imediatamente com o molho de manteiga de limão.